quinta-feira, novembro 12, 2009

Cobertura Maquinaria Festival, notícias e mais alguns downloads

A gente tarda mas não falha... E vamos então a mais uma longa e vasta atualização do Sons do Vodu.

Bom, pra começar, é claro, vamos a algumas observações atrasadas do fim-de-semana mais musical em São Paulo desde que o Hollywood Rock deixou de existir. Com a impossibilidade física de estar em dois lugares ao mesmo tempo, a minha opção foi o festival Maquinaria, que nos brindou com os históricos shows de Faith No More, Jane’s Addiction e Deftones.

O Deftones, banda digamos assim, mais dark e alternativa do movimento New Metal, tocou ainda sob um sol escaldante, o que não condiz muito com seu estilo. O grupo sofreu um pouco pra acertar seu som nas primeiras músicas, mas, assim que isso foi resolvido, a banda pôde oferecer ao público todo o seu peso e melodia. Quem estava lá, aparentemente, curtiu bastante. A banda também. Direto do site LBVidz, segue abaixo um vídeo desse show, com a ótima My Own Summer (Shove It):




Na sequência, já com a noite chegando, sobe ao palco o Jane’s Addiction. Um show impecável. A qualidade técnica do som e dos músicos era impressionante. Mas parece que o visual pra lá de extravagante do vocalista Perry Farrell causou estranheza no público, que não se empolgou muito. Mas o problema parecia ser que a maioria simplesmente não conhecia as músicas do grupo. Cheguei a essa conclusão pois a execução da música Been Caught Stealing, um dos clipes mais tocados no começo da existência da MTV Brasil, causou uma reação eufórica na plateia. Em geral, parecia que o público gostou do show, mas não se empolgou. Os aplausos eram contidos e a saída do grupo antes de voltar para o bis não provocou nenhum grito em coro das pessoas presentes. Mesmo assim, o grupo voltou e mandou mais algumas músicas.

Vale destacar também a impressionante técnica de Dave Navarro na guitarra e alguns elementos diferenciais como a presença de duas bailarinas em algumas músicas e a performance única de Perry Farrel. E vale lembrar também aqui a importância desse grupo, que, ao surgir, no final dos anos 80, obrigou a imprensa a criar um novo termo para tentar explicar o som que eles faziam: o “Rock Alternativo”. Foi com o Jane’s Addiction que esse termo surgiu e, foi a partir deles, que as portas foram abertas para o surgimento de toda a cena dos anos 90, com o grunge, o funk metal, o new metal e outras sonoridades que enterraram de vez a chatice e caretice do rock farofa que dominava as paradas anteriormente.

Perry Farrell também mostrou muita humildade, agradecendo o público por ter os recebido bem e convidando todos a visitá-los lá na Califórnia. Quando eu for pra lá, vou lembrar disso. Bom, e vamos a um pouco do show:




E o que dizer do show do Faith No More? Impressionante? Um dos melhores shows de todos os tempos? Difícil descrever em palavras. Quem tinha algum demônio para exorcizar, com certeza realizou esse serviço nesse show. Parecia a execução da trilha sonora de um filme de terror ao vivo. Que sonoridade. Como aquele guitarrista toca! Um timbre de dar medo e um peso de fazer inveja a muito metaleiro. Depois do início com From Out Of Nowhere, vieram clássicos atrás de clássicos. Surprise, You’re Dead, Epic, We Care a Lot e muitas outras, até o fechamento em grande estilo com Diggin’ The Grave.

Mas é claro que o grande destaque do show foi o possuído e sempre impressionante vocalista Mike Patton. O que dizer da sequência de quase 10 minutos de gritos, em português, de “Porra, Caralho”? E o que dizer da platéia, chamando a banda para o bis, num coro de milhares de pessoas gritando “Porra, Caralho”? E o que dizer da banda voltando para o bis e o baxista Billy Gould e Mike Patton provocando a plateia gritando “Palmeiras”! Bom demais pra ser verdade! Mas é verdade, isso que é melhor.

E vamos então a um pouco da sessão Porra, Caralho e o selinho de Mike Patton num menino da platéia:




Foi uma noite definitivamente mágica. Para ler mais a respeito do show do Faith No More e ver alguns vídeos do show, clique aqui e confira a resenha astuta de João PJ no Site da Firma.

--


E falando em nostalgia, em anos 90, não se fala em outra coisa nesses dias a não ser a nova banda de Dave Grohl, com Josh Homme e o lendário John Paul Jones. Bom, o também lendário baixista Duff McKagan, ex-Guns N’Roses (e que tocou no domingo no Maquinaria), escreveu a respeito do Them Crooked Vultures em sua coluna semanal do jornal Seatle Weekly.

Entre outras coisas, ele critica essa mania da imprensa de chamar algumas bandas de “Supergrupo”. Ele fala que isso foi um carma horrível em seu projeto Velvet Revolver e que isso é sempre coisa dos jornalistas e nunca dos fãs. Leia o texto do Duff McKagan clicando aqui:




--


E agora, chega um pouco de tanto papo e vamos a alguns download maneiros.

Pra começar, uma coletânea espertíssima de Dubstep, estilo musical que tenho ouvido muito ultimamente por influência do amigo Nicolas, já citado em outro post abaixo, em que eu escrevi sobre a banda Jazzsteppa.

Pra baixar essa coletânea, é só clicar aqui:





















--


Outra coletânea bem maneira é a “Killer Sharks”, do site Racket Magazine. O álbum é mais voltado pro rock e pro hardcore, contando com nomes bem legais como Pennywise, Eels e The Bronx. Peguei esse link no site Zona Punk. Para baixar o disco, é só clicar aqui.





















O set list dele é esse aqui:

1. Twisted Thoughts / Kinetic Stereokids
2. Wax and Wire / Loch Lomond
3. That Look You Give That Guy / Eels
4. Ocean Floor / The Denouement
5. Dave, You Are Killing Me. / Vagina Panther
6. Good Friends, Bad Habits / Owen
7. I Got The Time / The Passports
8. Who’s Got Your Money / Entice
9. Bringing Down The Walls / The Fascination Movement
10. Magic Show / Electric Owls
11. Amphetamine / Old Wives Tale
12. I’m Bored, Let’s Fight / The Neighborhood Bullys
13. We’re Gonna Fight / Pennywise
14. Inveigh / The Bronx
15. The Finish Line / Nakatomi Plaza
16. Rush / Only For The Night
17. Some Kind of Fake / Friends of Friends
18. Fold Up Like A Piece Of Paper / ArpLine
19. Green Light / Jump Clubb
20. Order Another Round / Malkovich & Sum


--

E os shows gringos não param por aqui. Nesta semana tivemos ainda a presença de Gogol Bordello e Super Furry Animals em São Paulo e no Rio de Janeiro, sem contar o Twisted Sister, que toca no dia 14/11. Mas ainda tem muito mais. Além dos mais falados, como o AC/DC no dia 27 de Novembro, e dos Beach Boys sem Brian Wilson, temos algumas apresentações muito boas não tão divulgadas e algumas outras, no mínimo, curiosas:

The Exploited - 14/11 - Inferno Club - SP/SP
Agnostic Front e Madball - 21/11 - Inferno Club - SP/SP
Skid Row - 28/11 - Manifesto Bar - SP/SP
Entombed - 29/11 - Hangar 110 - SP/SP
Obituary - 04/12 - Hangar 110 - SP/SP
Samian - 06/12 - Hangar 110 - SP/SP
No Fun At All - 30/01 - Hangar 110 - SP/SP
Cranberries - Janeiro/2010 - SP, RJ, RS e MG
Franz Ferdinand - 23/03 - Via Funchal - SP/SP

Bom, por enquanto é isso. Até a próxima atualização.

Um comentário:

"La Firma" disse...

Aeeeeeeee mano!!!!!
Aleluiah, ou como diria Mano Tonclei
haleluiah(pronuncia-se ralalaia)

Eis que Mano Paná está saindo da Caverna, muito bom apavorou.

Vou baixar essas paradas ae
Abs
João